sábado, 16 de julho de 2016

RESENHA: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo | Benjamin Alire Sáez

Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Gênero: Drama/romance
Número de páginas: 392
Classificação:  

Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


– Resenha –


Angel Aristóteles - mais conhecido como Ari - é um garoto de 15 anos, muito melancólico, pessimista, emocionalmente instável, que enfrenta os desafios da vida de uma forma muito agressiva e pouco civilizada. Seu pai é um ex-militar da guerra do Vietnã, sua mãe uma mulher muito rígida, cheia de mágoas. O diálogo não é uma prática muito comum na casa dos Mendonza, suas dores e tristezas são internalizadas e nunca discutidas. Ari tem um irmão, Bernardo, que não deve ser mencionado, cometera um crime e está preso.

Certo dia, Ari resolve "nadar" na piscina comunitária - ou melhor, boiar - e então conhece Dante, que se ofere para ensiná-lo a nadar. Podemos interpretar esse encontro metaforicamente, Ari que sempre enfrentou a vida de uma forma passiva, boiava até então, agora iria nadar. Dante é o ponto de ruptura na vida de Ari. Através da sua amizade e amor, Ari irá ressignificar sua existência e juntos os garotos descobrirão os segredos do universo.

Dante é o oposto de Ari - carismático, sensível, sociável. Seu pai é professor de inglês e sua mãe psicóloga. O diálogo e o carinho são extremamente valorizados em sua casa, o que assusta Ari em um primeiro contato.

E por que alguns caras eram capazes de chorar e outros não choravam de jeito nenhum? Garotos diferentes tinham lógicas diferentes. (Ari)

A história se passa nos anos de 1987 e 1988, está ambientada em El PasoTexas. Ambos os garotos são descendentes de mexicanos, em toda a narrativa lemos termos em espanhol, principalmente sobre a culinária. Ari aceita bem suas origens, já Dante quer se americanizar ao máximo.

O livro é narrado em 1ª pessoa por Ari, experimentamos tudo a partir do ponto de vista dele, o que possibilita que acompanhemos gradativamente seu amadurecimento até o fim da história. Dante é muito expressivo, o que possibilita que tenhamos acesso a sua perspectiva sem termos que estar dentro da cabeça do personagem. Ari e Dante são almas gêmeas, seres complementares, um reforça as qualidades do outro.

Duas coisas me deixaram um pouco incomodado, primeiramente, o comportamento dos garotos, os anseios, as dúvida, são de pré-adolescentes e eles já têm 15 anos. Porém devemos considerar que eles estão nos anos 80. Outro incômodo foi o esclarecimento dos pais de ambos os jovens para com assuntos taboo para a época, como sexualidade, por exemplo. Mas esses dois pontos não prejudicam em nada a narrativa.

Esse livro entrou muito fácil para minha lista de favoritos, li muito rápido, a narrativa é sensível e cativante. Terminei de ler querendo recomeçá-lo. Você termina querendo abraçar os personagens. Tá mais que recomendado. Descubram os segredos do universo com Ari e Dante, vocês não irão se arrepender!




Boa Leitura!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário